Barón Adán Garnacha DOP – Avaliação

Barón Adán

Conheci este vinho Barón Adán Garnacha DOP através do envio da importadora Mondo del Vino do meu amigo Gilmar,  para que fizesse uma avaliação do mesmo.

Vamos a minha avaliação do Barón Adán Garnacha DOP

Baron AdanNo visual, coloração vermelho cereja com nuances violáceas.

Notas oufativas, apresenta aromas muito intensos de frutas vermelhas como cerejas, ameixas e framboesa.

Na boca um vinho estruturado e com bom corpo, rico sabores de frutos vermelhos como mirtilo e ameixa, um pouco de carvalho , taninos elegantes e equilibrados com final de boca médio. Recomendo com louvor.

Guarda

Estimativa de guarda de 8 anos +.

Harmonização

Vai muito bem com presuntos crús, queijos moles e semiduros, pizza, massas e carnes grelhadas.

Clima

O clima da região é definido como temperado médio, com uma tendência notável a continentalizar, de modo que os invernos são frios e os verões muito quentes.

Essa natureza continental, somada aos ventos que freqüentemente sopram por toda a região e dificultam as chuvas, dão origem a uma paisagem semi-árida.

Uma característica do vento da região onde fica a vinícola, chamado “cerzo”, é ele que contribui para o clima seco.

No entanto, a presença de montanhas nas proximidades tem efeitos positivos para as chuvas, permitindo médias anuais mais altas e persistentes, onde ocorrem na forma de chuvas na primavera ou tempestades de verão.

As precipitações nas proximidades montanhosas são geralmente muito baixas, de 350 a 540 mm.

Temperatura média anual: 14.5 ° C

Precipitação média anual: 308 mm.

Solo

A paisagem montanhosa desce até a planície de Cariñena; o solo, a uma certa altura, é constituído por seixos dos depósitos aluviais e coluviais e apresenta as condições necessárias para o cultivo da videira, uma vez que não precisa de muita umidade, mas quando a recebe é capaz de conservá-la por um longo tempo. Nessas áreas, o clima amolece e as videiras encontram o método ideal para o seu desenvolvimento.

Elaboração

As uvas são colhidas manualmente e mecanicamente no momento ideal de maturação durante os meses de setembro e outubro.

Na adega, as uvas são desengaçadas e colocadas em tanques de aço inoxidável para fermentação alcoólica a temperatura controlada por 7 a 10 dias.
Após a fermentação alcoólica o depósito é descoberto e o vinho realiza a fermentação maloláctica, o vinho é clarificado, filtrado e engarrafado seguindo as mais rigorosas condições de higiene.
Classificação Legal: Garnacha DOP
Produtor: Bodegas Covinca
País: Espanha 🇪🇸
Região: Aragão / Cariñena
Tipo: Tinto
Castas/Uvas: Garnacha
Safra: 2017
Graduação Alcoólica: 13,5%
Volume: 750 ML
Serviço: 16° e 18°C
Preço médio: R$74,00
Importador: Mondo del Vino

Sobre o Importador

Mondo Del Vino é uma empresa genuinamente brasileira, seu início se deu em 2015 com a junção de um grupo de amigos e sócios,apaixonado por vinhos e cervejas, que atuam no segmento de bebidas há mais de 10 anos.
Atua com a importação exclusiva de diversos rótulos de vinhos e com a representação de diversas marcas de cervejas e bebidas. Seu foco é sempre buscar as melhores marcas e produtos para compor o portifólio, atendendo com excelência seus clientes e parceiros.